News

6/13/2007 - Rookie Albuquerque vence de ponta a ponta GP do Canadá

Indy 2007

Que corrida! Grid cheio, pegas sensacionais, acidentes, tumultos, ou seja, fortes emoções no GP do Canadá que teve como vencedor o experiente piloto Carlos Albuquerque vindo da categoria de turismo. "Consegui largar bem e passar o Rafa na largada e, com a cara pro vento, tentei imprimir um bom ritmo sem cometer erros. Deu certo, consegui abrir e, a partir da segunda parada, pude administrar melhor a diferença. Gostaria de agradecer aos meus engenheiros que solucionarem o problema do carro para a corrida em tempo recorde" disse Carlos. A equipe Honda que desde os tempos de João Pupo não vence uma corrida comemorou muito o resultado e também estavam satisfeitos com Murdoch, que declarou: "poderia ter sido melhor mas o oitavo lugar acabou sendo lucro pois escapei de acidentes na corrida e conseguimos a liderança nos construtores".

Na BMW, decepção

Rafael Medeiros favorito à conquista do GP estava decepcionado mas conformado: "Ant após tocar ou ser tocado pelo Lotfi veio pra dentro, freiou atrasado e me deu o totó. Normal numa pista apertada como Montreal mas caí para a última posição e tive que fazer uma corrida de recuperação que quase foi comprometida totalmente pelo problema que tive com os freios, faltando uma volta, e que acabou me custando o terceiro lugar. Carlos Fernandes, segundo piloto, parecia não estar satisfeito com a sétima posição e mais uma vez não quis dar declarações. Há boatos que alguns réporteres estrangeiros estão criando uma nova edição do "Troféu Limão", título ganho anos atrás por Nélson Piquet pela sua conhecida antipaia.

Declarada guerra na McLaren

Maurício Panda não escondia a revolta após o GP: "acho que agora tudo mundo sabe o que está acontecendo na McLaren que, antigamente, tinha o orgulho de dizer que não dava privilégios a nenhum dos pilotos. Fui chamado para entrar nos boxes e quando entrei o Fernando, que estava na minha frente, entrou também. Tínhamos combinado que eu iria para duas paradas, ele para uma. No final, faltando poucas voltas e tirando diferença para Fernando, meu motor estoura...não tenho mais o que falar sobre esse GP, agora é pensar nos EUA". "Na primeira parte o Mac vinha muito forte na minha cola e acabou me passando...procurei manter uma distância mínima dele. Como ele parou parou uma volta antes, aproveitei pra fazer a estratégia Schumacheriana, pisei fundo nessa volta antes do pit, fiz uma parada perfeita colocando menos combustivel para uma 2a. parte mais curta. Resultado, saí uns 2segundos na frente dele. Dessa vez não deixei ele se aproximar e fui abrindo lentamente. Na segunda parada entramos juntos no pit e como eu estava na frente, ele teve que ficar me esperando atrás, seria cômico se não fosse trágico. Felizmente tínhamos uma distância relativamente segura para o 4o colocado e tudo parecia resolvido quando inesperadamente, sem o menor aviso, puff, crash, $##%¨@, freeze, hang, fuck, um pau feio e o carro do Mac fica pelo caminho. Lamentável, perder um pódium desses assim. A McLaren já prometeu resolver definitivamente esse problema para Indianápolis". Perguntado sobre alguma crise na equipe, Fernando deu um sorriso e disse que nada mais tinha a dizer.

Ant está acabado

Ferrari, sempre a Ferrari...Daniel Lotfi deu uma declaração bombástica após o GP: "Ant está acabado, precisamos de uma renovação". Quando perguntado se Albuquerque poderia ser a solução, o piloto limitou-se a sorrir. Depois emendou: "entretanto, acho que errei nesta largada e não ele (Ant). Devia ter tirado o pé antes, mas insisti em ficar por dentro para disputar a freada, mesmo sabendo que ele tambem tinha gente por fora e que o negocio ia ficar perigoso e, quando me dei conta, já estava sem pista e acabei perdendo o controle e tocando nele. A largada nessa pista é sempre muito complicada, e levando isso em conta, até que foi pequeno o prejuizo pra quase todo mundo, menos para o Rafa". Já Ant disse: "na corrida o comportamento do carro mudou radicalmente, parecia que o comando que eu aplicava nos pedais tinha um delay, demorava a responder nas saída de curva e minha top speed então, ridícula, como se eu estivesse com 100hp a menos que os outros. Meu toque no Rafa foi porque meu companheiro de equipe me tocou, ele estava no meu ponto cego e não o vi, só senti que meu carro foi pra direita. Não freei tarde, assim que senti o toque pisei no freio mas, lógico, iria barrigar a curva e o Rafa já estava lá".

Toyota satisfeita

"Não tive oportunidade de treinar o suficiente pois, como vcs sabem, a equipe teve o material retido no Paraguai e só ficamos prontos no dia da corrida. Por isso o 5º lugar foi uma vitória! Larguei em 15º com a tática (errada) de 1 parada mas que, no fim, foi ótima. Belas disputas com o Marcius, Dom e Alex Reis. Na largada fui tocado e também toquei. Andei a maior parte do tempo entre o 8º e 9º lugar mas, no final fui premiado. Parabéns ao Albuquerque que andou muito e, graças a ele, terminei a corrida porque tive que dar uma volta a menos (tomei uma volta dele no final) pois o combustível não ia dar" disse o experiente Marcos Pomela no paddock. "Realmente ocorreram vários pegas e ultrapassagens, eu, que andei lá atrás, tives meus bons e maus momentos. Não pudemos treinar, fiz o qualy em 1m16.9xx e tava bom pra largar lá atrás porque aqui a largada é complicada, e não queria ficar atrapalhando ninguém com um ritmo meio lento. No começo, aconteceram algumas coisas estranhas, na disputa da posição com o Alex Nogueira, o carro dele parecia estar com problemas de estabilidade, fiquei com medo de bater. Depois tive uns peguinhas com o José Marcos, tínhamos um ritmo parecido, e assim que conseguí abrir do Alex, comecei a diminuir o Gap para ele até que, após um erro dele, passei no hairpin. Na volta seguinte, eu dei uma errada, saí lento no setor 2, ele veio por dentro e houve um choque que me fez capotar! Parabéns ao Carlos pela grande vitória, e ritmo de corrida muito forte. Parabéns tb Fernando, Rafa que veio lá de trás, Lofti e meu parceiro PomPom, que caiu pra último e foi buscar um 5º. Show!" disse Ronaldo, ileso, no final da corrida.

Red Bull te dá asas

A Red Bull que, assim como a Toyota, teve problemas de liberação do equipamento no Paraguai, por pouco ficou de fora do GP. Domingos declarou: "não ia correr mas como a McLaren gentilmente nos ajudou no ajuste do carro, conseguimos sem treino rodar em um tempo competitivo. O carro estava muito na mão, era difícil errar, a pista era uma delícia...tive pegas muito bons com A.Reis, Marcius, Pom, Daniel Gomes, Carlão (que, gostaria de frisar, chegou atrás de mim) e Ivan. Diverti-me pacas, tive tesão de andar e é isso que vale, correr e me divertir". Marcius compartilhava a opinião: "entrei pela primeira vez na pista 1 hora antes da largada, não tinha ideia de como me sairia. Minha corrida foi na base da estratégia e acabei confiando no ajuste cedido pela McLaren que informou em seus calculos precisos que 115L daria para fazer somente 1 pit e ir ate o final...faltando 2 voltas tive que entrar em caráter de emergência nos boxes (meus engenheiros esqueceram-se de me avisar sobre o boost) e dar de graca a posicao pro Dom, Carlao e Murdoch. Nada mal chegar em 9o. saindo em 19o. sabendo que poderia ter chegado em sexto. Agora vamos correr no meu quintal!" disse o piloto americano referindo-se ao próximo GP que será nos EUA.

Spyker procurando seu lugar ao sol

"Corrida foi muito melhor do que eu esperava. Largada tensa como sempre, uns toques aqui, outros acolá...grandes pegas, Dom muito mais rápido tava difícil de segurar. Bons pegas com vários. Desculpas ao Ant "The Painter" mas fui passar ele por fora no grampo - desculpa também a modéstia - ultrapassagem linda, hein? Mas acabamos nos tocando levemente. Acho que chegaria na frente do Dom mas bati quando o Imperador rodou" disse, feliz, Alex Reis ao final da corrida.

Maclestone e Fer Mosley satisfeitos

"Corrida sensacional e ainda tivemos algumas faltas como Tuca, que está em Paris, e Evandro Lima. Estamos fazendo um trabalho de repatriação de pilotos brasileiros que estão correndo no exterior e estamos fechando com Algaci Júnior e Luciano Assis, ambos correndo atualmente na FSR. O campeonato já está em um nível muito bom e a tendência é que melhore ainda mais com a chegada dos dois" disseram Maclestone e Fer Mosley após a corrida.


Formula V10