News

9/12/2006 - O piloto João Pupo da BAR venceu com uma atuação fantástica,

O piloto João Pupo da BAR venceu com uma atuação fantástica a primeira etapa do campeonato 2006 da F1BR; Marcos Pomela da Minardi chegou em segundo e Mauricio Carvalho da McLaren completou o podium.


Largando em terceiro, Pupo foi duplamente beneficiado: primeiro pelo abandono precoce de Daniel Lotfi que conquistou a segunda posição do grid no treino classificatório mas não largou por problemas em sua Ferrari; depois pelo abandono do pole (com o tempo de 1:25.470, quase 1s a frente do segundo colocado) e favorito à conquista da corrida Rafael Medeiros, da Minardi, já na terceira volta; ambos saíram irritados do autódromo sem dar entrevista.

A assessoria de imprensa da Minardi relatou que o problema do carro de Rafael foi um CTD em um mecanismo hidráulico enquanto a Ferrari não se pronunciou sobre o ocorrido. Entretanto, corre a notícia de que o problema de Lotfi talvez tenha sido no RaceButton, peça alterada a pedido do primeiro piloto da equipe, Antonio Carlos e que Lotfi fora obrigado a usar contra sua vontade. Tudo indica que o clima na Ferrari para a próxima prova não será dos melhores.

Após o abandono de Rafael, Pupo assumiu a liderança e não largou mais. Impecável, sem cometer nenhum erro e fazendo a estratégia de apenas um pit, levou a BAR a sua primeira vitória no campeonato e a liderança no mundial de construtores.

Já seu companheiro, Carlos Murdoch, também com uma ótima atuação chegou na quarta posição. "Porra, to todo suado! Caraca, no final tava sem pneu, sem combustivel e cansado pra car..." (sic) disse Pupo após a corrida. Já Murdoch causou espanto com sua declaração: "setup todo regulado para breaks em low", disse ele ao final esquecendo-se que o regulamento prevê exatamente isso.

Marcos Pomela, confirmando o favoritismo, fez também uma grande corrida: "gostei" disse Pomela, vitorioso em outras categorias e pela primeira vez participando de um campeonato de F1. "Estava chegando no Pupo no final mas não deu". Surpreendido pela ultrapassagem arrojada de Murdoch na primeira curva após a largada, Pomela manteve a calma de sempre e, com experiência, colocou pressão e acabou conquistando a posição já na segunda volta após um pequeno erro dele, Murdoch, na saída da segunda Lesmo.

Quem não ficou satisfeito com a terceira colocação foi Mauricio Carvalho que disse: "era minha melhor chance de ganhar uma corrida no campeonato já que Rafa e Lotfi tiveram problemas.

Errei na volta de classificação e sai em nono quando poderia estar entre os quatro primeiros; errei duas vezes na corrida o que me tirou completamente da disputa pela ponta. Errei também na estratégia já que ganharam os pilotos que fizeram apenas uma parada.

Parabéns ao Pupo e ao Pomela que fizeram uma grande participação e agora o pensamento fica na disputa amanhã na categoria Zonda, na GPLBR". Entretanto, para a McLaren o resultado não foi ruim já que Fernando Oliveira chegou em sexto e, com isso, ela ocupa a segunda posição nos construtores. "Toquei no carro de Murdoch o suficiente para ter um rendimento pior na corrida". Indagado se a ultrapassagem de Mauricio Carvalho tinha sido jogo de equipe, Fernando disse que preferia não comentar o assunto.


Antonio Carlos da Ferrari terminou satisfeito com seu rendimento. Com problemas pessoais, não conseguiu participar do treino de classificação e largou em último mas foi conquistando posições ao longo da corrida e terminou em quinto lugar. Outro que terminou satisfeito foi Eduardo Ramos, sétimo colocado, da Red Bull: "Adorei! Red Bull dáasas!". Limão, o estreante Paulo César, Antonio Carvalho e Frank "Mestre" Alexandre completaram a corrida sendo que o último teve a participação confirmada apenas na última hora mal tendo tempo de treinar para a prova.

O organizador Maclestone estava satisfeito com o evento: "apareceram todos que confirmaram e ainda tivemos a grata surpresa do Eduardo Ramos e Frank! A conexão pareceu excelente para todos e tudo correu muito bem".

Agora é Shangai no dia 2 de outubro !



Formula V10