|
Amanhã, terça-feira 17 de março, terá início a temporada 2008 da F1BR mas os motores já vêm roncando desde sexta-feira em Melbourne. E esse ano tem tudo para ser a mais emocionante de todos os tempos devido as mudanças implementadas no regulamento do campeonato. Confira:
- Fim do Controle de Tração
A partir de 2008 está abolido o Controle de Tração, tecnologia utilizada para auxiliar o piloto a controlar a aceleração dos carros não deixando as rodas patinarem. Somente essa novidade já seria capaz de trazer mais emoção às corridas pois o trabalho do piloto agora é muito maior! Saídas de traseira e nas quatro rodas, rodadas e ultrapassagens serão vistas com grande frequência.
- Inversão do Grid de acordo com a pontuação no campeonato
A partir da segunda corrida o grid será INVERTIDO de acordo com a pontuação no campeonato, ou seja, o primeiro colocado largará na última posição, o segundo na penúltima e assim sucessivamente. Na primeira corrida a o grid será resultado de um treino classificatório valendo apenas UMA volta válida. Assistir as vitórias de vários pilotos e as manobras dos ases tentando ultrapassar todo o grid de 22 pilotos é tudo que o público gosta de ver! E verá em 2008.
- Pneus
Os pneus para 2008 terão um efeito diferenciado de 2007 quando a estratégia vencedora era sempre usar o composto macio. A fornecedora oficial Bridgstone alterou esses compostos - eles se desgastarão mais rapidamente e estratégias diferentes deverão ser mais comuns nas corridas.
- Carros resistentes
Devido à enorme evolução tecnológica da F1 as equipes garantem consertar danos aerodinâmicos nos carros em até 15 segundos! E, dependendo da situação, muitos danos mecânicos também já são corrigidos nesse tempo. Somando-se a grande resistência dos motores e dos componentes mecânicos as corridas terão baixo índice de abandono, com disputas do início ao fim.
Dança das Cadeiras
Em 2008 houve uma profunda modificação nas equipes com relação à 2007 - apenas Ferrari e Mclaren mantiveram todos os seus pilotos. Várias equipes mudaram tudo! Confira a seguir quais foram e quais são os novos pilotos:
Honda: Carlos Murdoch, Carlos Fernandes e Thiago Moya
Renault: Domingos Armando e Marcius Holdorf
BMW: Limão, Ronaldo Schork e Tuca
Toro Rosso: Jose Marcos, Ricardo Flórida e Danilo Moura
Force India (ex-Spyker): Marcos Pomela, Ant Carlos e Leondre
Super Aguri: Derbayer, André Caetano e Henrique
Toyota: Alex Reis, Kinho
A Williams manteve seu veterano piloto Ivan Reis e terá além dele Mauricio Panda e Anderson Maciel. Já a Red Bull manteve o primeiro piloto declaradamente homossexual Guilherme Matos e contratou Tarso Franchis e o experiente João Pupo.
Favoritismo
As bolsas de apostas na Inglaterra e na Europa de maneira geral apontam favoritismo ao grande campeão da temporada passada, Rafael Medeiros da Mclaren com Carlos Albuquerque, da Ferrari, em segundo. Muitos comentaristas dizem que esse duelo tem tudo para ser o mais disputado do ano sendo disputado palmo a palmo. Já os mais conservadores falam de Camvra com cautela pois, após um início bombástico em 2007 quando chegou a ganhar algumas corridas na Honda, ele teve problemas contratuais na transferência para a Ferrari e sua performance na reta final deixou a desejar. Correndo por fora e de equipe nova, Marcius Holdorf e Domingos Armando são outros dois pilotos que tem tudo para repetir a boa temporada, agora na Renault. E não podemos esquecer do veterano piloto Daniel Lotfi, parceiro de Camvra e sempre na Ferrari.
Treinos Livres
Nos treinos Camvra vem voando baixado sendo o único piloto na casa dos 1:23 e seguido de perto por Holdorf com 1:24:169.
Outro destaque é Antonio Carlos, o "pintor", apelido dado por ter, como hobby, a pintura. Depois de um rendimento pífio em 2007 parece que ele reencontrou o ânimo (e os dólares) na Force India.
Domingos da Renault e Carlos Fernandes fecham os cinco primeiros dos treinos livres de domingo.
Desfalque
A Force India sofrerá o desfalque de Marcos Pomela na primeira corrida da temporada - o piloto paulista sofreu um acidente nos treinos de domingo.
Dirigentes em estado de alerta
A prova da Austrália por ser a primeira da temporada requer todo o cuidado por parte dos dirigentes que estão em estado de alerta. A preocupação é pelo sensível aumento do número de pilotos inscritos, 30.
|